ESTRATÉGIA DE AMOSTRAGEM

QUAL DEVE SER A PERIODICIDADE DAS AVALIAÇÕES AMBIENTAIS?

DEPENDE!!!!!! SIM! As variaveis para determinação deste período, são muitas, mas a estratégia e técnica aplicadas, são determinantes.




Antes…o que vem a ser estrátégia?

Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa tática, método, plano, ou seja, algo previamente estudado e posto em prática.



A Estratégia é usada para alcançar um resultado pré estabelecido e esperado. Este termo iniciou-se com as guerras antigas, porém seu sentido passou a ser mais abrangente ao longo do tempo.







No livro de estratégia de amostragem ocupacional da AIHA, traduzido para o portugues pela ABHO, faz referência a este ou estes intervalos de amostragem, e dispõe de planos que sustente a periodicidade definida pelo higienista ou equipe da empresa.






Plano de avaliação de higiene Industrial (ocupacional) – Extraído do livro estratégia de amostragem da AIHA, traduzido pela ABHO.



“Em geral a frequência de monitoramento e o tamanho das amostras são as variáveis para definir o monitoramento períódico de um GES”(extraído do livro estratégia de amostragem da AIHA traduzido pela ABHO).
Portanto antes mesmo de se definir a periodicidade é necessário uma boa e acertiva divisão dos grupos (GHE ou GES), um bom reconhecimento dos perigos e a forma de exposição (riscos).

“O Profissional de HI deve ter em mente que estratégias de monitoramentoperiódico se destinam a completar outros sistemas de gerenciamneto que devam que devem detectar mudanças quando, ou mesmo antes acorrer, com o propósito de iniciar reavaliações. Na ausência de mudança observável, devemos realizar monitoramento periódico para detectar mudanças sutis na exposição.A frequência depende de muitas variáveis da indústria ou específicas local”.(Extraído do livro estratégia de amostragem da AIHA, traduzido pela ABHO)

“Programas de monitoramento de rotina bem projetados concentram recursos naqueles GES em que o risco é maior se as exposições mudarem. Isso normalmente significa que o GES com classificações de exposição logo abaixo do LEO tem a maior prioridade.”(Extraído do livro estratégia de amostragem da AIHA, traduzido pela ABHO)

Tabela de Classificação de período de amostra.



Podemos concluir que o monitoramento dos grupos ou atividades que se encontram na faixa entre o nivel de atenção e o limite da exposição, requerem maior atenção no monitoramento, esse destaque também cabe as atividades ou grupos que tem variação no comportamento da demanda.



Nesta abordagem não podemos deixar de falar da Norma EN 689:2018 que da luz ao tema e faz destaques ao que deve ser observado para definição de um período de amostragem, onde em seu Anexo I se apresenta:

A) AVALIAR A EXPOSIÇÃO, ou seja, se o GHE ou GSE permanecem estáveis ao longo do tempo, se foi observado no grupo, trabalhador que confere a maior exposição, observar parâmetros técnicos do ambiente como velocidade do ar e etc.

B) TESTE PRELIMINAR, ou seja, requer três a cinco medições de exposição válidas sobre os trabalhadores pertencentes a um GHE ou GSE;

B1) Se todos os resultados estiverem abaixo:

1) 0,1 do Limite de Exposição para um conjunto de três medições de exposição, ou

2) 0,15 do Limite de Exposição para um conjunto de quatro medições de exposição, ou

3) 0,2 do Limite de Exposição para um conjunto de cinco medições de exposição,

então considera-se que o OELV não é excedido: Conformidade.

Aqui observamos que um GHE ou GSE está em conformidade se em um conjunto de três avaliações nenhuma alcançou 10% ou mais do Limite de exposição, ou 15% ou mais do limite para o conjunto de 4 avalições ou 20% ou mais do limite de exposição para o conjunto de cinco medições, daí podemos concluir queo o GHE ou GES está conforme, ou seja, se estabelece o termo homogêneo ou similar.

“Se todos os resultados estiverem abaixo do OELV e um resultado estiver acima de 0,1 OELV (conjunto de três resultados) ou 0,15 OELV (conjunto de quatro resultados) ou 0,2 OELV (conjunto de cinco resultados), não é possível concluir sobre o cumprimento do OELV. Não-decisão. Nesta situação, devem ser realizadas medições de exposição adicionais (exigindo pelo menos um total de seis medições) para aplicar o teste com base no cálculo do intervalo de confiança da probabilidade de exceder o OELV, conforme especificado em 5.5.3.”(Extraído da tradução da norma BS EN 689:2018) .

Fica exposto acima, onde no caso de não atendimento ao teste preliminar do GHE ou GSE, deve ser acrescido mais avaliações até totalizar 6, em todas as condições.

C) APLICAÇÃO DE ESTATÍSTICA NOS RESULTADOS.

Usando então a média geométrica (GM) ou a média aritmética (AM), dependendo dos casos, das medições anteriores, seguindo respectivamente uma distribuição log-normal ou normal, pode ser usada para decidir o intervalo, como segue. Após este intervalo, o teste preliminar dado em deve ser repetido e, se apropriado, o teste estatístico.

Tabela de Classificação de período de amostra.




Finalizamos está informação deixando claro que a definição de período de amostragem obdece critérios técnicos e científicos e não podem ser decididos por amostras simples, onde além de não obdecer métodos aqui expostos, também podem não representar GHE ou GHS.

PROCURE SUA ATUALIZAÇÃO NO ASSUNTO, A FLUMISEG POSSUI PROGRAMA DE TREINAMENTO ONDE O ITEM ABORDADO É MINISTRADO COM OITO HORAS DE DURAÇÃO.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *